Diferencial Competitivo – O Que é e Como Conseguir? Seja Líder!


diferencial-competitivo-o-que-e-e-como-conseguir

Em um ambiente de mercado com uma concorrência cada vez mais acirrada, todos os empresários naturalmente desejam saber exatamente o que é e como conseguir um bom diferencial competitivo.

Para abordar este assunto de forma bem simples e objetiva, decidimos apontar alguns aspectos fundamentais. Para saber quais são eles, confira nosso post!

O que é um diferencial competitivo?

Como o próprio nome já diz, o diferencial competitivo pode ser compreendido como “o que se tem ou o que se faz de diferente dos demais”. Ou seja, é aquilo que destaca a empresa com relação às demais.

Esse diferencial pode ocorrer em diversas situações, tornando um produto ou serviço atraente aos olhos dos consumidores.

Publicidade

Como uma empresa pode obter este diferencial?

Por mais que as empresas estejam inseridas em um ambiente global extremamente competitivo, todas elas possuem características próprias e são justamente elas que devem ser aprimoradas para se chegar a um diferencial.

Por outro lado, é indispensável que todas as empresas façam uma avaliação com relação aos seus produtos e serviços e busquem soluções para aquilo que ainda não está agradando aos clientes.

Um diferencial competitivo pode ser percebido de diferentes maneiras. Entre as principais delas estão:

Máxima qualidade do produto

Empresas que conseguem oferecer um produto de extrema qualidade em todos os sentidos geralmente obtém maior destaque frente aos concorrentes.

Por qualidade do produto é fundamental considerar sua composição física, embalagem, design etc.

como-conseguir-um-diferencial-competitivo

Publicidade

Preço

O preço ainda é um dos fatores que mais interferem na escolha de compra dos consumidores.

Por isso, empresas que conseguem oferecer produtos e serviços ao preço mais acessível possível, certamente contam com um enorme diferencial competitivo.

Estrutura logística

Entre os fatores que diferenciam uma empresa perante os concorrentes também está a estrutura logística.

Os clientes cada vez mais valorizam entregas rápidas, independente do produto que compram.

Dessa forma, empresas que conseguem estabelecer prazos menores de entrega, menor valor de frete etc, costumam ser as escolhidas pelos consumidores.

Peso da marca

Os profissionais de marketing são unânimes ao considerarem que o peso da marca exerce um poder imenso no momento em que as pessoas compram determinados produtos ou serviços.

Dessa forma, o diferencial competitivo está bastante relacionado ao conceito e solidez da marca.

Excelência no atendimento

O atendimento é outro dos pilares básicos no que diz respeito aos fatores que destacam uma empresa no mercado.

A excelência no atendimento encanta os clientes e favorece a fidelidade deles, já que muitas vezes as pessoas preferem pagar mais caro por um produto ou serviço, desde que elas sejam bem atendidas.

Para que uma empresa consiga identificar seus diferenciais ou até mesmo traçar objetivos claros para atingi-los, é indispensável fazer um estudo dos pontos fortes e fracos do empreendimento, ou seja, uma espécie de diagnóstico empresarial.

Feito isso, é fundamental que os proprietários e gestores invistam ainda mais no que já está funcionando bem e busquem desenvolver estratégias de médio e longo prazo para solucionar ou amenizar as chamadas fraquezas da empresa.

Com toda certeza, ter um diferencial competitivo é fundamental para obter sucesso nos negócios.

Imagem- comunicacaoetendencias.com.br  conexaoempreendedora.com
Publicidade