Distribuidora como MEI – É Possível Abrir, Regras Etc.


distribuidora como mei

Saber se é possível abrir uma distribuidora como MEI é a dúvida de muitos empreendedores que desejam atuar nesse ramo de atividade e não conhecem algumas regras. Para esclarecer as dúvidas e agilizar a abertura do seu negócio, confira nosso artigo.

Posso abrir distribuidora como MEI?

Abrir uma distribuidora como MEI, em um primeiro momento não é possível. Ao analisar a lista de atividades permitidas para enquadramento no MEI, não há menção de forma específica do serviço de distribuição.

Nessa lista, está apontada apenas a opção de “distribuidor(a) de água potável em caminhão pipa.” Entretanto, ainda que a atividade de distribuidora não esteja explícita na lista de atividades autorizadas como MEI, é preciso consultar a prefeitura da sua cidade para averiguar se não existe a possibilidade de enquadramento da sua atividade em uma atividade semelhante.

O que fazer se não conseguir o MEI?

Caso a distribuidora como MEI não possa ser aberta, é necessário verificar uma outra maneira de formalizar a empresa de acordo com a atividade exercida e, ao mesmo tempo, escolher uma alternativa que evite o excesso de carga tributária. A solução mais adequada nesse caso é optar pelo Simples Nacional, que também funciona como incentivo aos micro, pequenos e médios empreendedores.

Publicidade

Para esclarecer todas as dúvidas com relação à aplicação do Simples Nacional de acordo com as condições específicas do ramo de atividade (distribuidora). Isso é de grande ajuda para fazer um bom planejamento antes de abrir a empresa e manter a regularidade quanto ao pagamento de impostos e regras para emissão de notas fiscais.

Vantagens de abrir uma distribuidora

Ainda que abrir uma distribuidora como MEI não seja possível, o empreendedor não deve desistir de atuar nesse tipo de negócio, já que ele é bastante promissor. Vamos ver os principais benefícios de empreender nessa atividade:

Alta demanda

O transporte de bebidas, alimentos e mercadorias em geral é uma das atividades essenciais para que o país funcione. Logo, empresas que atuam no segmento de distribuição possuem alta e constante demanda de serviços, o que traz grandes benefícios para o faturamento e fluxo de caixa. Tanto nas cidades pequenas quanto nas médias e nas grandes, serviços de distribuição estão entre os mais promissores para quem está pensando em iniciar um negócio próprio.

Vendas rápidas

Outra vantagem de uma distribuidora como MEI ou Simples Nacional é que as vendas são rápidas. Isso acontece devido à constante necessidade de empresas dos mais variados segmentos em enviar e receber mercadorias que são disponibilizadas em todo Brasil.

A agilidade nas vendas é essencial para os bons resultados financeiros da distribuidora como MEI e permite que o empreendedor tenha um bom capital de giro para gerar um volume ainda maior de vendas e evitar empréstimos, financiamentos etc.

Recebimento frequente

A rapidez nas vendas automaticamente permite que o recebimento dos valores dos serviços também seja feito em pouco tempo ou em período programado. Essa vantagem é excelente para a saúde financeira da empresa e ainda permite a compra de novos meios de transporte para ampliar o negócio.

Publicidade

Investimento acessível

Uma distribuidora como MEI ou Simples Nacional não requer altos investimentos. Um dos motivos é a falta de necessidade de estoques, grandes espaços, estrutura administrativa etc. O investimento realizado gira basicamente em torno dos meios que serão disponibilizados para o transporte de mercadorias (caminhões, carros utilitários etc.).

Os custos variáveis como combustíveis, manutenção de veículos, pedágios etc. também devem ser considerados. No entanto, em termos de risco do negócio, eles são muito menores se comparados a outros tipos de atividades.

A importância da gestão na distribuidora como MEI ou Simples Nacional

distribuidora como mei

Uma distribuidora como MEI ou Simples Nacional precisa priorizar uma gestão eficiente de custos fixos, variáveis e também ter métodos de controle que possibilitem uma visão em tempo real das entradas e saídas de caixa, despesas do dia a dia etc.

Para que os empreendedores consigam fazer uma boa gestão é fundamental buscar conhecimento prático nas áreas essenciais para administrar uma empresa. Essas áreas são finanças, marketing, recursos humanos, vendas etc.

Depois de conferir sobre a distribuidora como MEI, acompanhe nossos demais conteúdos sobre como abrir uma empresa e ganhar em eficiência. Lembre-se sempre de que um bom planejamento é meio caminho andado para o sucesso.

Imagens: mariaaugusta.com.br / novacontabil.com

 

Publicidade