Gestão de Marca e Imagem ou Brand management – O que é?


Gestão de marca é um termo bastante utilizado no ambiente empresarial, principalmente pelos profissionais de marketing.

Para saber um pouco mais o que esta palavra em inglês significa no muno dos negócios, basta acompanhar nosso post.

Conceito de Gestão de Marca e Branding

Na tradução literal do inglês, branding significa marca. No entanto, a aplicação deste termo nas empresas vai muito além disso.

A gestão de marca abrange uma atividade de planejamento estratégico que além do desenvolvimento da identidade visual da empresa, busca alcançar e garantir uma posição única na mente dos consumidores. Em suma, significa o processo de gestão de marcas ou a ação de administrar a imagem de uma organização.

Publicidade

A Gestão de Marca como estratégia de marketing

De acordo com os mais renomados especialistas em marketing, a construção da marca se baseia em três aspectos fundamentais: Definição do negócio, posicionamento e proposta de valor. Por definição de negócio entende-se a comunicação clara quanto ao produto ou serviço oferecido.

Já o posicionamento deverá determinar a percepção que os consumidores têm da marca, tendo relação com a reputação do produto ou serviço e qual lugar ela ocupa na escala de escolha dos consumidores. A proposta de valor significa o que será entregue ao cliente que consome determinada marca.

A importância da cultura empresarial

gestão-de-marca

Para os profissionais de marketing que trabalham com a gestão da marca das empresas, é imprescindível que eles considerem todos os aspectos que envolvem a cultura da empresa, ou seja, as crenças e valores que norteiam o negócio.

Somente ao considerar os grandes pilares da cultura organizacional é que a marca obterá o melhor posicionamento perante os clientes e a sociedade como um todo.

Como exemplo, citamos a Apple como excelência em gestão de sua marca. A cultura da empresa criada por Steve Jobs tem como uma das principais premissas a inovação. Por isso, todas as ações mercadológicas da empresa possuem esta palavra como foco, estendendo este conceito quanto à percepção dos clientes.

Publicidade

Os valores imensuráveis das marcas

Atualmente, com inúmeros avanços tecnológicos, o maior valor de uma empresa não está na estrutura física, quantidade de colaboradores, valor de faturamento etc.

O valor de uma empresa está na marca. Para que fique mais fácil visualizar como isso é real, basta pensamos em empresas como a já citada Apple, Facebook, Google, Microsoft e muitas outras que sequer conseguem mensurar o “preço” da marca, tamanha projeção que elas possuem.

Em se tratando de propagandas mais antigas, que ficaram gravadas na mente das pessoas, podemos observar marcas como a Coca-Cola e muitas outras que “batizaram” certos produtos. Exemplos: As pessoas compram Bombril ou esponja de aço? As pessoas compram Gillette ou lâminas de barbear e de depilação?

Como construir uma marca forte?

Para que os gestores consigam desenvolver as melhores estratégias da gestão de marca, é fundamental que eles se dediquem a conhecer o público-alvo. Isso envolve também vários aspectos de cunho psicológico, onde as estratégias devem ser pautadas muito na emoção das pessoas.

Desta forma, os profissionais deverão trabalhar as necessidades latentes dos consumidores fazendo com que, ao conhecerem determinado produto ou serviço, elas atribuam a ele um valor afetivo, incorporando-o às suas escolhas.

É preciso enfatizar que nas últimas décadas, empresas que começaram a adotar uma postura sócio e ecologicamente responsável com relação aos seus produtos e serviços, possuem uma marca muito mais forte no mercado, já que os consumidores estão valorizando bastante este aspecto.

A importância de “pensar fora da caixa”

A construção de uma marca forte também envolve o que muitos chamam de “pensar fora da caixa”, ou seja, é preciso fugir do óbvio. A grande demanda deste século é por inovação e este certamente deverá ser um dos pilares quanto à gestão de marketing das empresas que desejam se destacar no mercado.

Para ser inovador, os profissionais que cuidam da gestão da marca precisam estudar continuamente e não apenas administração ou conteúdos de marketing, mas também deverão buscar fazer alguns cursos na área de psicologia, economia, sociologia e até mesmo filosofia, para que seja possível ampliar a análise do contexto econômico e social no qual a empresa está inserida.

Com todas essas informações sobre gestão de marca é possível observar como a missão de desenvolver uma marca envolve diversos detalhes. E cada um deles pode fazer toda diferença no sucesso do negócio.

Imagem: entrepreneur.com

Imagem: ssmais.com.br

 

Publicidade