Método Grumbach – O Que é, Características, Vantagens


Método Grumbach

O Método Grumbach é muito presente no ambiente empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões diárias cruciais para o sucesso do negócio. Para saber todos os detalhes sobre esse conceito e como ele é fundamental nas organizações, confira nosso post.

O que é o Método Grumbach?

O método recebe este nome por ter sido desenvolvido por Raul Grumbach no início da década de 90. O objetivo desse método é gerenciar o processo e gestão estratégica da empresa, priorizando, ordenando e monitorando as iniciativas de curto, médio e longo prazo em tempo real. Esse monitoramento é feito por meio de indicadores. Isso permite que os gestores corrijam objetivos e iniciativas estratégicas antes que os resultados finais sejam comprometidos.

Podemos dizer que o Método Grumbach é um modelo que está além das ferramentas básicas de planejamento estratégico adotadas pelas empresas, já que ela é flexível para constantes aperfeiçoamentos de acordo com necessidades específicas relacionadas ao porte da empresa, segmento de mercado, tempo de atuação, número de líderes etc.

9 Características do Método Grumbach

1 – Utiliza modelos de análise matemática e ferramentas sofisticadas de pesquisa operacional.

Publicidade

2 – Uso de softwares que proporcionam a automatização de todos os procedimentos planejados em cada etapa das decisões estratégicas.

3 – Adoção de uma análise sistêmica, na qual a empresa é vista como um sistema aberto, ou seja, ela influencia e é influenciada pelo ambiente.

4 – Conta com técnicas de análise multicritério, com o objetivo de priorizar o sucesso das iniciativas estratégicas.

5 – Simula cenários com o uso de variáveis binárias que modelam as iniciativas estratégicas, oferecendo vantagens como:

  • Acompanhamento constante da dinâmica dos cenários;
  • Observação e análise conjunta de diversas variáveis;
  • Construção de diversos cenários;
  • Observação e análise de interdependência entre as variáveis.

6 – Faz a integração do planejamento estratégico com os orçamentos estipulados para curto, médio e longo prazos.

7 – Utiliza técnicas avançadas de inteligência estratégica com o objetivo de monitorar o ambiente estratégico, permitindo decisões rápidas para inibir ou neutralizar as ameaças e valorizar as oportunidades.

Publicidade

8 – Identifica e analisa diversos riscos estratégicos por meio de metodologias alinhadas com normas internacionais.

9 – Utiliza princípios da “Teoria dos Jogos” com o intuito de definir a maneira de agir dos atores (pessoas, empresas e governos).

Vantagens do Método Grumbach e planejamento estratégico

Método Grumbach

O Método Grumbach, assim como outras ferramentas empregadas no planejamento estratégico, funciona como pilares na gestão das empresas, oferecendo as seguintes vantagens:

Prever cenários ruins

De um dia para o outro, uma empresa que não está preparada para as mudanças do mercado pode falir. A gestão estratégica e métodos específicos evitam isso, já que a organização se mantém atenta a todos os fatores internos e externos que interferem no desempenho e resultados da empresa.

Antecipa cenários bons

Para que as empresas consigam aproveitar as melhores oportunidades do mercado é necessário que elas sejam capazes de antecipar cenários bons, ou seja, situação futuras que irão beneficiar os negócios. Isso faz com que a organização consiga se planejar e organizar para atender novos mercados, maior demanda, aumentar a qualidade dos produtos, investir em inovação etc.

Reduz riscos

Por trabalhar com objetivos, metas e indicadores claros, o Método Grumbach e demais ferramentas empregadas na estratégia empresarial permitem a redução dos riscos operacionais e financeiros que rondam a empresa. Isso é possível graças a análise e antecipação de diversos fatores, fornecendo maior segurança para que os gestores tomem decisões no dia a dia.

Dicas de livros sobre planejamento estratégico

Para que você possa aprofundar suas pesquisas sobre planejamento estratégico e principais ações utilizadas pelas melhores empresas do mundo, confira nossa lista de livros:

  • Planejamento Estratégico Digital (Felipe Morais);
  • A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim);
  • A Transição para o Oceano Azul: muito além da competição (W. Chan Kim);
  • A Mentalidade do Fundador (Chris Zook e James Allen).

O que dizem grandes estrategistas empresariais

“Uma empresa só é capaz de superar em desempenho os concorrentes se conseguir estabelecer uma diferença preservável.”

(Michael Porter)

“Eu acho que produtos excelentes vêm de mesclar dois pontos de vista: o ponto de vista da tecnologia e o ponto de vista dos clientes. Você precisa dos dois.”

(Steve Jobs)

Para aplicar o Método Grumbach, o ideal é contar com consultores que atuam na área de gestão estratégica empresarial.

Imagens: revistacobertura.com.br / portal.anhembi.br

 

Publicidade