Missão, Visão e Valores de uma Empresa


missão-visão-valores

Engana-se quem acha que a missão, a visão e os valores de uma empresa são a mesma coisa, mas são categorias que terminantemente estão relacionadas. Em geral, quando se define uma delas, define-se as demais.

  • Missão: É o detalhamento do propósito de uma empresa. É o porquê da sua empresa existir. Evidencia o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser reconhecida por seus clientes, fornecedores e parceiros. Ela deve ser flexível, já que o ambiente está em constante mutação, mas deve ser bem clara. É a identidade da empresa.
  • Visão: A visão mostra aonde o empreendedor quer chegar. A Na hora de definir a missão, deve-se considerar os objetivos de longo prazo, mas também propiciar os objetivos menores e mais fáceis.
  • Valores: São os princípios éticos que direcionam a rotina da empresa. Repare que visão e valores são integrados – ou devem ser, para fazer sentido.

Descobrir a missão de uma empresa é uma etapa essencial para o desenvolvimento da identidade de uma empresa. Todo negócio deve ter uma missão, que é a razão para um negócio existir. Saiba como criar a missão da sua empresa, como desenvolvê-la ao longo do tempo e conheça alguns exemplos de missões de grandes empresas para se inspirar.

missão-visão-valores

Publicidade

O que é a missão de uma empresa?

Missão é o papel desempenhado pela empresa em seu negócio. Conforme Peter Drucker, “uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”. Esta é uma das vantagens ou impactos de uma missão bem definida.

Já Philip Kotler, afirma que “uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”

Drucker afirmava ainda que “definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo.”

Com as citações acima, você já consegue perceber que a missão não é apenas aquela parte que consta na aba “Sobre Nós” do site da sua empresa. Ela é um direcionamento estratégico, uma estratégia de negócio.

Como definir a missão de uma empresa?

Primeiramente, defina qual o propósito da sua empresa:

  • O que a empresa deve fazer?
  • Para quem deve fazer?
  • Para quê deve fazer?
  • Como deve fazer?
  • Onde deve fazer?
  • Qual responsabilidade social deve ter?

A missão é a razão de ser de uma empresa, é aquilo que de fato a faz existir. É ainda o direcionamento e o propósito de um negócio, e deve ser considerado em longo prazo. Como o mercado muda e a empresa também se renova, a missão pode vir a ser ajustada e transformada.

Publicidade

Exemplos de missão das empresas

Confira alguns exemplos estipulados de missão de grandes empresas. Lembre-se que as missões podem mudar com o tempo e conforme o plano de negócios de cada uma delas. Estes exemplos servem apenas para você se inspirar:

McDonald’s

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.”

Ford

“Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.”

Chevrolet – GM

“Fornecer produtos e serviços de tal qualidade que nossos clientes sintam que receberam mais pelo que pagaram, nossos empregados e parceiros de negócios se beneficiem de nosso êxito e os nossos acionistas tenham maior retorno do seu investimento.”

BNDES

“Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.”

Rede Globo

“Criar, produzir e distribuir conteúdo de qualidade que informem, eduquem e divirtam, construindo relações que tornem melhor a vida dos indivíduos e das comunidades.”

Kopenhagen

“A Kopenhagen, tradicional grife de chocolates finos, tem como missão: fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade. Preocupada em proporcionar felicidade através de seus chocolates, está sempre atenta às mudanças do mercado para inovar e ir ao encontro dàs preferências de seus consumidores, oferecendo as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear. Trabalhando com prazer e emoção, visamos atender com excelência o interesse do investidor, a motivação do colaborador e a satisfação do consumidor.”

Google

“A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”

Ambev

“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”

Bradesco

“Atender às necessidades e objetivos de investimento dos nossos clientes, por meio da atuação de equipes de profissionais focados no atendimento das demandas específicas de cada perfil de investidor.”

Nestlé Brasil

“Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.”

Avon

“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.”

Veja como abrir uma empresa neste passo a passo.

Publicidade