Networking para Profissional – Qual a Importância e Como Fazer?


O termo networking (ou network) é amplamente utilizado em muitas empresas e cursos de gestão com o intuito de denotar a importância de estabelecer uma rede de contatos para aumentar as chances de sucesso profissional ou empresarial.

Para que seja possível saber mais detalhes quanto ao conceito e importância dessa palavra, decidimos abordar alguns aspectos bastante interessantes. Confira!

Conceito de Networking –  O que é?

Traduzindo literalmente essa palavra do inglês, o significado de networking corresponde a formar uma rede de contatos (network). Esse conceito foi empregado pelas empresas norte-americanas designando a capacidade de os profissionais construírem uma rede de contatos capaz de proporcionar oportunidades para aquisição de clientes, propostas de trabalho mais interessantes e até mesmo para trocar informações quanto às novidades com relação às inovações ocorridas no mercado.

Aplicação do conceito na vida profissional

Com toda certeza muita gente já deve ter ouvido falar a seguinte frase: “Fulano tem um bom networking.” Isso corresponde a dizer que determinada pessoa possui uma rede de contatos bastante interessante e que ela usufrui das vantagens proporcionadas por ela.

Publicidade

A construção e manutenção dessa rede de pessoas é fundamental para angariar bons resultados na vida profissional, sobretudo atualmente, quando vivemos a chamada “Era do Compartilhamento”.

Benefícios proporcionados pela rede de contatos

networking_1

Os benefícios proporcionados por essa rede de contatos são inúmeros, entre eles é necessário destacar:

Acesso à novas oportunidades

Um dos benefícios mais significativos do network é o fato dele proporcionar acesso à novas oportunidades de trabalho e até mesmo de negócios por meio da rede de contatos.

Dessa forma, colegas, clientes e até mesmo empregadores anteriores poderão fazer a indicação profissional de alguém ou informá-lo quanto à existência de vagas que muitas vezes não são tão divulgadas.

Constante inspiração

Para manter-se motivado e atualizado quanto ao que ocorre na carreira em que se escolheu atuar, é fundamental que os profissionais busquem inspiração em outras pessoas.

Publicidade

Pode ser um colega de profissão mais experiente, professores, palestrantes e demais pessoas que ocupem algum lugar de destaque numa posição estratégica.

Todas as áreas possuem pessoas de referência e líderes que atuam inspirando os profissionais a se desenvolverem na carreira.

Fortalecer relacionamentos

A base para uma rede de contatos profissionais forte é sem dúvida os relacionamentos interpessoais estabelecidos. Com isso, também é possível exercitar a arte de lidar com diversos tipos de pessoas e situações, proporcionando a chance de fazer novas amizades e sempre poder contar com ajuda em momentos difíceis, tais como uma recolocação no mercado ou uma transição de carreira.

Arejar as ideias

Quando o profissional possui uma boa rede de contatos é possível sempre arejar as ideias quanto a possíveis dúvidas com relação à carreira e também problemas profissionais.

Quantas vezes os profissionais se veem diante de situações com as quais não sabem como lidar e um conselho ou ideia pode contribui bastante para que ele encontre a solução.

 

Como construir um excelente networking?

Para que seja possível estabelecer uma rede de contatos que favoreça o crescimento profissional, é indispensável:

Ser ético

A ética em todos os relacionamentos consiste no grande pilar de sustentação para a confiança. Por isso, em hipótese alguma o profissional deverá se relacionar de forma leviana e muito menos agir em prejuízo de empresas ou outros profissionais em nome de interesses próprios.

Exercitar a comunicação

Para que seja possível construir um bom networking é fundamental que o profissional exercite a comunicação. Para isso é preciso perder um pouco a timidez e buscar cada vez mais se aproximar de pessoas admiradas em determinado segmento ou até mesmo daquelas que ocupam postos de liderança.

Fazer cursos e participar de eventos

Fazer cursos e participar de eventos tais como palestras, workshops, simpósios, congressos etc, proporcionam um belo up na rede de contatos profissionais já que nessas ocasiões são reunidos profissionais altamente renomados, além de é claro oferecerem a oportunidade de trocar ideias muito interessantes com colegas de profissão.

Participar de grupos

Outra estratégia bastante eficiente quanto ao fortalecimento da rede de contatos profissionais consiste em buscar participar de grupos pelo Facebook, Linkedin e demais canais que favoreçam a interação constante entre várias pessoas de determinadas áreas de conhecimento.

Com todas essas informações a respeito da importância do networking fica evidente como ele é importante para que os profissionais obtenham êxito na carreira.

Imagem: wallpaper.com; ibccoaching.com.br

Publicidade