O Que é Um TMS – Sistema Para Transportadoras?
Saber o que é um TMS – Sistema para transportadoras, é fundamental para que as empresas neste segmento mantenham suas atividades com eficácia, agilidade e segurança em todas as etapas.
Para saber no que consiste este sistema, quais informações ele abrange e quais as vantagens que ele oferece para as transportadoras, basta conferir nosso post!
Afinal, o que é um TMS – Sistema para Transportadoras?
O sistema TMS trata-se de um software utilizado para que as transportadoras possam controlar todas as informações que dizem respeito a:
– Fretes;
– Roteiros de entrega;
– Status de entregas;
– Desempenho dos veículos e respectivos motoristas;
– Rastreamento das mercadorias a serem entregues;
– Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
– Emissão de manifesto eletrônico de carga (MDFe);
– Emissão de recibo de pagamento autônomo (RPA);
– Controle de faturamento etc.
O TMS consiste em um sistema integrado, abrangendo os principais departamentos das transportadoras, tais como: Operacional, financeiro, comercial e de expedição.
Quais são os objetivos do TMS – Sistema para transportadoras?
Com relação aos objetivos quanto à utilização do TMS, o principal deles consiste em fazer a identificação e controle dos custos e receitas de cada operação, envolvendo basicamente:
– Motoristas;
– Veículos;
– Rotas;
– Viagens;
– Manutenção de frota;
– Entregas não realizadas etc.
Quais as vantagens de usar um TMS?
Uma transportadora atua com diversas atividades que necessitam de máximo controle quanto a todas as etapas de execução. Com tamanho volume de processos, é praticamente impossível fazer uma boa gestão do negócio sem contar com o auxílio de um sistema eficiente.
Dessa forma, entre as vantagens quanto à utilização de um TMS, é possível destacar:
– Maior acompanhamento da rota feita pelos motoristas responsáveis pelas entregas;
– Otimização das rotas de entrega, buscando identificar aquelas que se apresentam mais econômicas;
– Rápido registro das entregas efetuadas aos clientes;
– Otimização de todos os custos operacionais, entre eles: Combustível, manutenção dos veículos, pedágio, estacionamento etc;
– Ganho de eficácia e exatidão no que se refere ao controle de custos e demais atividades relacionadas ao financeiro da transportadora;
– Possibilidade de acompanhar à risca os valores faturados pela empresa em tempo real;
– Diminuição dos custos com funcionários, já que ao utilizar um sistema TMS, torna-se possível fazer as atividades com bem menor número de pessoas, diminuindo custos com salários, benefícios, encargos trabalhistas etc.
– Auxilia nas atividades de planejamento estratégico tanto para curto, médio e longo prazo por meio da emissão de diversos relatórios gerenciais.
Em suma, o TMS consiste em um software ideal para as transportadoras. Por meio dele, é possível registrar e controlar a ampla gama de detalhes típicos desse tipo de negócio.
No entanto, para os empresários donos de transportadoras não basta apenas saberem o que é um TMS. É fundamental saber interpretar todos os dados e informações fornecidos por ele, já que dessa forma será possível gerenciar o negócio com muito mais segurança e agilidade, facilitando também as tomadas de decisões.
Imagem- sistematms.com.br admtransp.com.br