Quanto Fatura uma Clínica de Estética em Média?


quanto fatura uma clínica de estética

Saber quanto fatura uma clínica de estética é algo essencial para empreender nessa área tão promissora, identificando quais fatores mais interferem nos rendimentos. Além de falar sobre isso neste post, daremos algumas dicas de como atrair cada vez mais clientes e aumentar a margem de lucro.

Em média, quanto fatura uma clínica de estética?

De acordo com casos de sucesso de algumas clínicas de estética no Brasil consideradas de pequeno e médio porte, é possível estimar que o faturamento médio nesse segmento é de R$15.000,00 por mês, considerando já plena capacidade de atendimento.

Fatores que interferem no faturamento de uma clínica de estética

Obviamente, para estabelecer uma estimativa de quanto fatura uma clínica de estética é preciso considerar alguns fatores, que são:

Nicho de mercado

O segmento de estética é bastante amplo. Por isso, na hora de decidir em qual área sua clínica irá se especializar, é preciso considerar os serviços que geram maior rendimento. É possível abrir uma clínica especializada em uma ou mais das seguintes áreas:

Publicidade
  • Estética facial;
  • Estética corporal;
  • Depilação;
  • Cuidados com unhas etc.

Para definir o melhor nicho de mercado, veja com qual dessas áreas você mais se identifica e busque constante capacitação para oferecer um serviço diferenciado e no menor tempo possível.

Equipe de atendimento

Quanto mais atendentes sua clínica de estética possui, maior sua capacidade de faturamento, já que será atendido um volume muito maior de clientes. Para quem está começando, o ideal é não ter muitos funcionários, aumentando a equipe somente mediante aumento da demanda.

Antes de contratar uma nova atendente, todos os atendentes que já trabalham na clínica devem estar com a agenda praticamente completa.

Público-alvo

O nível de qualidade e especialização dos serviços, assim como estrutura da clínica e máxima qualidade do atendimento também determinam o público-alvo que será atendido. Se seu objetivo, por exemplo, é atender pessoas de classes mais elevadas, você poderá cobrar mais e faturar melhor.

No entanto, é preciso lembrar que você precisará investir constantemente na qualidade dos serviços, do atendimento e na modernização dos equipamentos. Atendendo pessoas de classes sociais mais populares é possível gerar maior volume de atendimentos a preços mais acessíveis sem que seja necessário investir valores exorbitantes na estrutura da clínica.

Espaço físico

O tamanho e clima moderno também interferem no faturamento. Fazer uma estimativa de quanto fatura uma clínica de estética requer considerar o espaço físico para aumentar o número de atendimentos, multiplicando a capacidade quanto ao número de clientes atendidos por hora.

Publicidade

É necessário investir em um espaço físico maior quando há uma grande expectativa de demanda ou o número de clientes começa a aumentar muito.

5 dicas de como melhorar a margem de lucro da clínica de estética

quanto fatura uma clínica de estética

Além de saber quanto fatura uma clínica de estética durante o mês, é essencial estar por dentro dessas dicas de como melhorar a margem de lucro. Vejamos.

1 – Atenção aos custos

Além de se concentrar no faturamento, para aumentar a lucratividade é essencial estar atento aos custos, buscando evitar qualquer tipo de desperdício.

2 – Negociação com fornecedores

Sempre opte por fornecedores que entreguem melhor qualidade a preços mais atrativos ou que ofereçam melhores condições de pagamento, evitando comprometer o fluxo de caixa.

3 – Investir na divulgação

A divulgação é a alma de qualquer negócio. Não economize esforços para que sua clínica se torne cada vez mais conhecida na cidade e região na qual você atua. Utilize todo poder das redes sociais e também faça um cadastro de clientes no WhatsApp, enviando promoções, informações sobre novos serviços etc.

4 – Oferecer produtos

Além de oferecer serviços de estética, para aumentar a margem de lucro é recomendado oferecer produtos relacionados ao nicho que você atua.

5 – Oferecer valor agregado ao serviço

Entregar valor agregado ao serviço é fundamental para fidelizar clientes e aumentar os níveis de quanto fatura uma clínica de estética. Esse valor geralmente está relacionado a:

  • Qualidade dos produtos utilizados na clínica;
  • Qualidade e cordialidade no atendimento;
  • Rapidez no atendimento;
  • Processos que ofereçam melhor resultado;
  • Máxima higienização do ambiente;
  • Uniformização da equipe;
  • Padrão de qualidade quanto aos serviços;
  • Disponibilidade/flexibilidade de horário;
  • Possibilidade de atendimento em domicílio.

Cada um desses fatores interfere no quanto fatura uma clínica de estética e é fundamental que você se atente para cada um deles.

Imagens: rhportal.com.br / designinnova.blogspot.com.br

Publicidade