Razão Social e Nome Fantasia – Qual a Diferença Entre Eles?
Na hora de pensar em um nome impactante para a empresa e também fazer a devida formalização junto aos órgãos responsáveis, é bastante comum que os empreendedores tenham dúvidas quanto a diferença entre razão social e nome fantasia.
Para solucionar essa questão, decidimos elaborar alguns aspectos que envolvem a diferenciação entre esses dois termos. Acompanhe!
Conceito de Razão Social
De forma bem objetiva, a razão social é o nome jurídico atribuído a ela durante sua formalização. O termo razão social também é conhecido como denominação social ou firma empresarial.
Assim que a empresa é aberta e devidamente estabelecida em contrato social junto aos órgãos responsáveis tais como cartório, prefeitura e junta comercial, a razão social deverá constar em toda a documentação formal, tais como: Cartão CNPJ, Alvará, Certidões, talões de cheque etc.
Ainda com relação à razão social, é necessário ressaltar que ela jamais deverá ser igual a uma outra já existente. Além disso, é vedado criar uma razão social que não tenha relação com a atividade da empresa.
Por exemplo, um empreendimento que atua no segmento de alimentos jamais poderá colocar em sua razão social algo com relação a roupas. Ao final da especificação da razão social deverá ser acrescentado o tipo de sociedade da empresa, se ela é de Sociedade Anônima (S.A) ou Limitada (LTDA).
Pelo fato do nome escolhido com relação a razão social não aparecer muito, muitas vezes os empresários não se preocupam muito com ele. No entanto, o ideal é que ele seja bem criado e construído, já que aparecerá em diversos documentos e isso de certa forma pode interferir no reconhecimento da empresa.
Conceito de Nome fantasia
O nome fantasia é nome atribuído à empresa que será amplamente divulgado para o público, fazendo com que ela fique facilmente conhecida. O nome fantasia é exibido no logotipo e absolutamente utilizado para as estratégias de marketing.
Ainda que não seja obrigatória a escolha do nome fantasia e muito menos que ele tenha relação com a razão social, é indispensável investir na criação dele, já que isso proporcionará um maior fortalecimento da marca.
As únicas determinações legais com relação ao nome fantasia é a de que não faça referência a um setor diferente do qual a empresa atua e que não seja cópia do nome fantasia de uma outra empresa que atua no mesmo ramo de atividade.
Pelo fato de o nome fantasia ser considerado como a marca registrada de uma empresa, é recomendável que ele seja registrado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – órgão responsável pelo registro de marcas e patentes.
Diferença entre razão social e nome fantasia
De forma bastante resumida, é possível considerar a diferença entre razão social e nome fantasia pensando da seguinte forma: A razão social corresponde ao nome completo de uma pessoa, contido no RG, CPF e demais documentos.
Já o nome fantasia pode ser entendido como um apelido pelo qual essa mesma pessoa é mais conhecida. Para memorizar, basta saber que razão social é o nome formal enquanto que o nome fantasia é informal.
A razão do nome fantasia existir é que para que as empresas consigam um bom posicionamento de mercado e possam fazer com que sua marca seja amplamente divulgada e conhecida, é fundamental se utilizar de nomes menos formais que possam identificar de forma mais curta e objetiva o nome de determinada empresa.
A razão social corresponde ao nome completo de uma pessoa, contido no RG, CPF e demais documentos.
Como atribuir uma razão social e nome fantasia para a empresa?
Em primeiro lugar, é indispensável considerar que para fazer todos os trâmites com relação à formalização da empresa é indispensável contar com os serviços de um contador.
Esse profissional possui todo conhecimento necessário para orientar os empresários assim como também tomar as providências quanto à formalização da empresa. Logo, este profissional orientará quanto à razão social escolhida.
Com relação ao nome fantasia, além do contador, é recomendável procurar uma consultoria em marcas e patentes para verificar os trâmites para consulta e registro do nome da empresa, evitando que outros possam copiá-lo.
Com essas informações a respeito de razão social e nome fantasia, fica fácil perceber como a criação deles é importante para divulgar e fortalecer a marca e a imagem da empresa no mercado.
Imagem: blog.econts.com.br; odiarista.com.br