Página Inicial Empreendedorismo

Scale-Up – O Que É, Características e Vantagens

Scale-up é popularmente chamada de empresa de alpinismo pelo fato de ela apresentar um alto crescimento. Os especialistas em administração definem scale-up como empresas que mantêm um rápido crescimento por um período longo e de maneira escalonada. Para saber detalhes sobre esse conceito e como funciona o alto crescimento nas empresas, confira nosso artigo.

O que caracteriza uma scale-up?

Para que uma empresa seja classificada como scale-up é necessário que ela apresente 3 características fundamentais, que são:


Publicidade

Ser ensinável

A empresa é estruturada de tal maneira que todo e qualquer funcionário pode (e deve) aprender detalhes sobre o processo de produção de um produto ou serviço. Isso faz com que o negócio se expanda de forma rápida e constante. A multiplicação do conhecimento, seja ele técnico ou teórico, é essencial para garantir que a empresa viva um ciclo de prosperidade e que esse ciclo seja mantido por muito tempo.

Ser valiosa

Por empresa valiosa entende-se aquela capaz de gerar valor por meio de uma alta especialização de atividades específicas e diferentes daquelas que são realizadas por seus concorrentes. A palavra-chave dessa característica é a diferenciação. Ou seja, ao oferecer algo diferente dos concorrentes e em um nível elevado de especialização, a empresa adquire uma poderosa vantagem competitiva que dura por muito tempo.

Para entender isso, basta pensar no tempo que um concorrente demora e em todos os investimentos que ele precisa fazer para atingir certo grau de especialidade.

Ser replicável

Outra característica de uma scale-up é a capacidade de replicar o processo e gerar receitas recorrentes. De acordo com os especialistas em gestão, essa reprodução do processo e a recorrência das receitas demonstram de forma objetiva que o modelo de produção adotado pela empresa funciona e que o mercado atendido por ela está em expansão.


Publicidade

Essas 3 características consistem na combinação perfeita para que uma empresa alcance os melhores resultados.

Vantagens de uma scale-up

Vamos ver agora as principais vantagens obtidas por uma empresa scale-up:

  • Alta produtividade;
  • Grande contribuição para o desenvolvimento econômico de uma região e até mesmo de um país;
  • Forte capacidade para superar momentos de crise econômica;
  • Constante produção de conhecimento;
  • Crescimento contínuo.

Desvantagens de uma scale-up

Por mais que uma scale-up seja o sonho de todo empresário é importante estar por dentro de algumas desvantagens que podem ser trazidas pela aplicação desse conceito. São elas:

  • Prejuízos financeiros decorrentes do excesso de investimento;
  • Comprometimento da imagem da empresa (quando não há uma definição clara dos produtos ou serviços que serão oferecidos);
  • Risco de falência.

Para evitar esses riscos, o recomendável é que o conceito de scale-up seja aplicado em empresas que apresentam maior experiência e solidez no mercado.


Publicidade

Como transformar uma empresa em scale-up

scale-up

Você certamente deve estar se perguntando sobre o que fazer para transformar sua empresa numa scale-up. A resposta a esta pergunta é resumida numa palavra: conhecimento. Para que uma empresa atinja o patamar de scale-up é necessário desenvolver novos modelos de vendas e isso requer muito estudo no mercado e aplicação de estratégias de gestão.

No Brasil, a empresa que oferece um curso específico para empreendedores que desejam aplicar o conceito de scale-up é a Endeavor. O Programa Scale-Up Endeavor Transforma estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras para que as empresas possam atingir o máximo resultado.

Entre os itens disponibilizados neste programa, estão:

  • Programa de mentorias e networking com duração de 7 meses;
  • Diagnóstico do negócio e acompanhamento de mentor padrinho da Endeavor;
  • Comunidade de empreendedores que se ajudam a crescer e contribuem com ideias que possam melhorar os resultados do negócio;
  • Acesso à rede da Endeavor em mentorias e eventos;
  • Negócios e conexões para fomentar novas oportunidades.

Em 2017, um dos resultados proporcionados por esse Programa foi que as empresas participantes apresentaram um crescimento médio de 55% em seus resultados. É necessário acessar o site de Endeavor e verificar todas as condições para participação nesse Programa. Por se tratar de um tema novo na área da administração, cursos específicos sobre scale-up ainda não são tão populares no Brasil.

Depois de saber essas informações sobre a scale-up, confira nossos demais conteúdos sobre como aumentar a rentabilidade das empresas e fazer com que elas se destaquem dos concorrentes.

Imagens: insight.jbs.cam.ac.uk / phsoftwares.com.br

 


Publicidade