Transporte Intermunicipal de Cargas Pode Ser MEI?


Transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI

Saber se um transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI ou não é a dúvida de diversos empreendedores que pretendem atuar nessa área. Para esclarecer esse assunto e ver o que fazer para abrir sua empresa, confira nosso artigo.

O transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI?

A princípio não. Essa resposta sobre se um transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI ou não ocorre ao analisar a lista de atividades que são permitidas para a condição de MEI – Microempreendedor Individual. De acordo com essa lista, são permitidas apenas:

  • Transportador(a) intermunicipal de passageiros sob frete em região metropolitana;
  • Transportador(a) intermunicipal e interestadual de travessia por navegação fluvial.

Não é mencionada de forma direta a atividade de transporte intermunicipal de cargas.

No entanto, mesmo que na lista não esteja contida essa atividade de forma direta, é necessário comparecer na prefeitura da sua cidade para verificar se o transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI mediante enquadramento em atividades semelhantes. Essa consulta na prefeitura, além de tirar todas as dúvidas sobre esse enquadramento, permite que o empreendedor saiba quais alternativas adotar para formalizar a empresa, gerar notas fiscais, abrir CNPJ etc.

Publicidade

A alternativa do Simples Nacional

Além de verificar se um transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI ou não, é preciso considerar outras alternativas na hora de abrir a empresa. Uma dessas opções é o Simples Nacional, que também consiste numa forma menos pesada quanto ao pagamento de impostos por parte das empresas e possui regras mais flexíveis para incentivar o empreendedorismo no Brasil.

Ao comparecer na prefeitura, é preciso verificar a possibilidade de enquadramento no Simples Nacional para saber quais providências deverão ser tomadas com relação à documentação da empresa. Outra sugestão é conversar com um contador para que ele explique todas as possibilidades de tributação da sua empresa de acordo com o tipo de atividade a ser exercida, número de funcionários, faturamento estimado etc.

Vantagens do segmento de transporte intermunicipal de cargas

Depois de saber se um transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI ou não, é preciso ficar por dentro das principais vantagens oferecidas para quem deseja empreender nessa atividade. Vamos ver quais são elas.

Alta e frequente demanda

O transporte de cargas é uma das atividades essenciais para a economia. Exatamente por esse motivo, a demanda por esses serviços por parte das empresas é alta e frequente. Isso significa que empresas de transporte correm pouquíssimos riscos de ficar sem atividades ou sofrer grandes consequências diante de crises econômicas, por exemplo.

Negócio de baixo risco

Além de ver se o transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI ou não é necessário saber que uma das vantagens dessa atividade é que ela é considerada de baixo risco. Por quê? O transporte de cargas não requer compra de insumos, matéria-prima, manutenção de estoques, grandes equipes administrativas etc. Ou seja, o empreendedor corre menos riscos se comparado a outros segmentos econômicos.

Gerenciamento facilitado

Exatamente pelos riscos menores e geração de custos e despesas fixas e variáveis, a atividade de transporte intermunicipal de cargas possui um gerenciamento facilitado. Ou seja, trata-se de um tipo de atividade mais fácil de ser controlado e administrado.

Publicidade

Boa margem de lucro

Os custos reduzidos e alta demanda pelos serviços de transporte de carga faz com que o empreendedor desse segmento tenha uma boa margem de lucro, o que permite melhores condições para a empresa e aumento da capacidade de reinvestimento, por exemplo, em novos meios de transporte, modernização da frota de veículos etc.

A importância da gestão

transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI

Quem deseja saber se um transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI ou não, é de suma importância que o empreendedor compreenda o papel da gestão da empresa no dia a dia. Somente um gerenciamento eficaz permite que essa atividade seja lucrativa e apresente os resultados esperados.

Para fazer uma gestão eficaz, o proprietário precisa adquirir conhecimentos sobre os aspectos básicos de um negócio que consistem em: vendas, marketing, finanças, logística, processos internos, recursos humanos etc.

Depois de esclarecer a dúvida se transporte intermunicipal de cargas pode ser MEI ou não, fique de olho nesse nosso conteúdo especial que fala sobre abertura de empresa e esse outro que aborda como fazer uma boa administração no dia a dia.

Imagens: icaroexpress.com.br / blog.habil.com.br

 

 

 

Publicidade