10 Técnicas e Dicas de Vendas Diretas: Guia das Melhores Práticas


Empreendedores e gestores de negócios têm o desafio de sempre manter o ritmo das vendas nas suas empresas, estimulando e motivando suas equipes comerciais e de atendimento. Entender quais são as técnicas e dicas de vendas diretas é fundamental para a sobrevivência de seu negócio. Num período em que a economia nacional passa por uma crise, esse desafio torna-se ainda maior – devido à diminuição do poder de compra do consumidor, enquanto o nível de competitividade parece cada vez maior.

Então, aprimorar e implementar técnicas de vendas, seja na sua empresa ou no seu negócio de venda direta, é fundamental para manter seus indicadores e alcançar suas metas de vendas.

Por isso, neste artigo, vamos trabalhar em algumas dicas de como otimizar as vendas da sua empresa. Vamos lá?

Invista no atendimento personalizado

Todo cliente gosta e merece ser tratado de forma especial. Esse é um dos pontos altos para reter um cliente e não é novidade para ninguém, mas porque ainda muitos vendedores ainda se esquecem disso?

Publicidade

Para oferecer um atendimento diferenciado, a equipe de vendas precisa estar capacitada para realizar essa atividade, se ajustando ao perfil único e às necessidades de cada cliente.

Capacite sua equipe de vendas

Para obter sucesso, um profissional de vendas terá que aplicar estratégias e técnicas valiosas, atualizadas e avançadas, ele precisa acompanhar a evolução, os recursos tecnológicos, as inovações, conhecer bem o mercado e o seu cliente-alvo. Por essa razão, invista em treinamentos e capacitação em vendas.

E não se esqueça de que um bom vendedor precisa ser simpático, atencioso e saber como extrair as informações de seu potencial cliente, e até mesmo antecipar às suas necessidades.

Divulgue seu trabalho, faça propaganda do seu negócio

A forma como se apresenta para o mercado vai contribuir para o sucesso do seu negócio. Explore as redes sociais, e-mail marketing, blogs, sites, aplicativos de comunicação – como WhatsApp, SMS –, vídeos. Invista neles para divulgar a sua marca e estabelecer vínculos com o público consumidor.

Pense em criar a sua loja virtual para dar suporte à sua loja física – o e-commerce é responsável por boa parte das vendas realizadas pelos consumidores.

 

Publicidade

dicas-venda-direta

 

Confira abaixo as melhores Técnicas de Vendas Diretas para seu negócio!

Técnicas para alcançar o sucesso em vendas diretas:

Apresentação:

Em uma negociação de vendas nunca pergunte se o cliente quer ou não comprar seu produto. Foque no fechamento da venda, pressuponha que após a apresentação do produto o cliente já se decidiu pela compra e solicite as informações para preencher o pedido. Passe confiança para o cliente, dando-lhe a impressão de que é a escolha certa.

  • Um exemplo de pergunta: Qual o melhor dia para a entrega?

Formulário de pedido:

uma técnica bem eficiente consiste em iniciar a apresentação de vendas deixando o formulário de pedidos aberto em cima da mesa. A medida que você vai usando a técnica número 1 e vai solicitando as informações do cliente, automaticamente você vai escrevendo no talão de pedido, e depois que o formulário está preenchido, você pede para o cliente aprovar.

Ou Ou…:

A técnica de apresentar duas opções para o cliente é sempre eficiente. Tenha em mente de que as duas opções têm o mesmo objetivo: fazer o cliente comprar.

  • Um exemplo: você prefere o produto X ou o produto Y? Vai querer uma ou duas unidades?

Chave de braço:

Técnica de vendas diretas usada para neutralizar a objeção do cliente, quando o vendedor responde a pergunta do cliente com uma pergunta de fechamento.

  • Exemplo: o cliente pergunta: Esse colar é igual ao que é vendido na loja de grife? Você responde com a seguinte pergunta de fechamento: Se eu te garantir que é igual, você compra?

Comparações:

Essa técnica de venda direta tem como base a persuasão. O foco é fazer o cliente decidir pela compra fazendo comparações, enumerando os prós e os contras de cada produto, listando os motivos que ele deve comprar o produto, apresentando os pontos positivos. Você deixa que o cliente enumere os contras sozinho e apresenta argumentos para superar os pontos negativos.

História de incentivo:

Compartilhar uma história que faça com que o cliente se identifique e o ajude a tomar a decisão de compra. Até mesmo uma história pessoal, em alguns casos, pode funcionar quando o vendedor tem algo relevante para contar.

Venda perdida:

Essa técnica de venda direta visa desarmar o cliente diante de uma negação e retomar a negociação. Se mesmo depois de usar as técnicas anteriores o cliente ainda não fizer a compra, pergunte baixinho: Onde foi que eu errei? Por favor me diga, pois não quero despontar meu próximo cliente.

Essa técnica desarma o cliente para que você entre com a próxima técnica que é o processo de eliminação.

Processo de eliminação:

Nessa técnica de venda direta você induz o cliente a dizer não várias vezes, fazendo-o enxergar que a cada não dito, ele está dizendo sim para sim para a compra. Use perguntas que o leve a responder com um não e no fim você volta para o fechamento da venda.

  • Exemplo: Você não gostou da embalagem, foi isso?

Vou pensar:

Esta é a indicação clara de que o cliente está fugindo para não comprar. Nesse caso, você diz “Isso é ótimo! Significa que realmente gostou do produto, mas pode me dizer em que você vai pensar?” Daí você entra com o processo de eliminação para fechar a venda.

Objeção final:

Um ponto estratégico entre as técnicas de venda direta. quando o cliente repete a mesma objeção várias vezes, o vendedor deve usá-la para superar as dúvidas e fazê-la perder o sentido, levando ao fechamento da compra. Exemplo: se o cliente aponta várias vezes sua insatisfação com a embalagem, o vendedor pergunta se o fato de não gostar da embalagem é tão importante que anula todos os atributos positivos do produto.

Conclusão

Lembre-se: Vendas é uma caixinha de surpresas, suas práticas devem ser ajustadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente. Estude as técnicas de venda direta e pratique seus argumentos de venda.

imagens: Linda Bela

Publicidade